A Escola Estadual Arruda Câmara de Pombal, sertão da Paraíba, publicou a lista de alunos contemplados com medalhas e menções honrosas conquistadas na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática 2019).
Os resultados obtidos pelos alunos do “Arruda Câmara” na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) são frutos de muita dedicação e trabalho.
O aluno contemplado com medalha de prata no ensino médio foi Victor Carneiro dos Santos Ângelo.
Já os ganhadores da medalha de bronze, também no ensino médio foram: Carlos Eduardo Pereira da Costa, João Pedro Carneiro dos Santos Ângelo e Mateus Pereira da Costa.
Os alunos agraciados com menção honrosa no ensino fundamental foram três (03). São eles, Grazielly Silvestre Reinaldo, Jadson Santana de Almeida e José Bruno Bandeira Ferreira.
Receberam menção honrosa no ensino médio os alunos Artur Ian de Melo Sousa, Fernando de Almeida Alves, José Cassiano Barbosa Neto, Iago Santana Gouveia de Oliveira, Maiara Freires de Matos, Nathan Bandeira Nobre e Wesley Douglas Sousa Araújo.
Mailson Matos Pereira, Rosa Rejane Bibiano da Silva Barbosa, Antonio Domingos Neto, Claudeilda dos Santos Alencar e Jessé Benigno de Araújo, Antonio Rodrigues da Silva, Lourival de Oliveira Nóbrega Filho e Lindalva Urtiga da Costa Oliveira, foram os professores e colaboradores premiados na OBMEP 2019.
A diretora da Escola Estadual Arruda Câmara de Pombal, Almira Saldanha, parabenizou todos os envolvidos e não escondeu seu orgulho com a equipe da escola.
A OBMEP surgiu para estimular o estudo da matemática, revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola. Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo. As provas são dirigidas a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das redes municipal e estadual.
A primeira olimpíada de matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. Na edição de 2010, foram reunidos 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior competição de matemática do mundo.
A olimpíada é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Liberdade PB com Claudionou Dantas – DRT 2329/PB