
Desde agosto de 2015, Esporte e Nacional não protagonizam o clássico de Patos na elite do futebol paraibano. Mas isso vai mudar nesta temporada. E, mesmo antes de se enfrentarem no campeonato estadual deste ano, a rivalidade entre alvirrubros e alviverdes já vem se manifestando fora das quatro linhas. As equipes tinham um amistoso marcado para o próximo domingo, mas o Canário do Sertão optou por desmarcar o duelo. E, através de nota em seu site oficial, o Patinho acusou o arquirrival de desrespeitar a torcida ao cancelar o jogo e se disse ainda à disposição para remarcarem o confronto antes de o Campeonato Paraibano começar. É a rivalidade sertaneja voltando a ficar em evidência na 1ª divisão do estadual da Paraíba.
Na nota oficial, o Esporte de Patos fez questão de destacar que não teve qualquer intenção de desmarcar a partida contra o Nacional de Patos, que marcaria a reabertura do Estádio José Cavalcanti. O Alvirrubro provocou o arquirrival, afirmando que “em nenhuma hipótese correu de uma disputa desse tamanho, principalmente se tratando do maior clássico do sertão paraibano”, apontando a responsabilidade do cancelamento ao treinador do “time adversário”. Em nenhum momento foi citado o nome do Naça formalmente.
E a diretoria do Patinho foi além na crítica ao Nacional de Patos no encerramento do texto, ao chamar de “desrespeito” o cancelamento da partida.
– Desistir do maior espetáculo esportivo da nossa cidade, sim, é um grande desrespeito para com as torcidas dos dois clubes que tão bem representam a nossa cidade – diz um trecho da nota do Esporte.
O treinador do Nacional, Índio Ferreira, já havia alegado pouco tempo de preparação para a disputa do clássico. E, mesmo o clube marcando posteriormente um outro amistoso, diante do Flamengo de Arcoverde-PE, para o mesmo dia, local e horário em que enfrentaria o Esporte de Patos, o técnico alviverde sustentou a ideia de não enfrentar um adversário direto do Campeonato Paraibano.
– Não há necessidade nenhuma de fazer amistoso contra o Esporte. (O cancelamento) Foi a pedido meu. Não foi decisão da diretoria. Não significa medo. Significa precaução. Nós não temos que dar satisfação ao que o Esporte diz ou deixou de dizer. Estamos fazendo tudo dentro da nossa normalidade. Não vai ter nova data. A data que vamos enfrentar o Esporte será dentro da competição – cravou Índio.
Marcos Nascimento, agora gerente de futebol do Esporte, tem passagem pelos dois clubes: foi o treinador do Nacional na 1ª divisão, no primeiro semestre de 2018, e do Patinho na 2ª divisão, no segundo semestre. O dirigente demonstrou respeito à decisão do ex-clube, mas não deixou de lamentar o cancelamento do clássico.
– Seria um jogo que iríamos comemorar a reabertura do nosso estádio, que estava fechado para recuperação do gramado e outras áreas internas. É um jogo que há uma história. Agora, eu não posso criticar o time do Nacional por ter desistido. Foi alegado falta de tempo, pouco treinamento. Nós tínhamos apenas quatro dias de treino a mais que o Nacional. Eu lamento porque se tratava de um grande espetáculo. Perdemos uma grande oportunidade de premiar o povo patoense com a realização desse jogo – opinou Marcos Nascimento.
Segundo Índio Ferreira, o clube alviverde procurou Botafogo-PB e Treze em busca de amistosos. Sem datas disponíveis nos calendários dos clubes, foi negada essa possibilidade. Mesmo o Nacinal de Patos sendo o último time a se apresentar para o início da pré-temporada, o treinador do Canário defendeu o trabalho e não abriu mão de se responsabilizar pelo cancelamento do amistoso. E citou até o poderoso Real Madrid para explicar que não teria por que temer o Esporte em um possível teste de pré-temporada.
– Nós vamos enfrentar o Esporte por duas vezes na competição. Tanto atletas, como a diretoria, queriam fazer esse jogo. Eu que não quis fazer. Nós não vamos cair na armadilha do Esporte. Se tivéssemos que jogar hoje contra o Real Madrid, a gente jogaria e não teríamos medo. Então, por que ter medo do Esporte de Patos? Podem ficar tranquilos que teremos a oportunidade de jogar valendo três pontos – disse o treinador do Nacional.
Nacional e Esporte já têm datas confirmadas para se enfrentarem no Campeonato Paraibano. Os dois jogos marcados para o Estádio José Cavalcanti estão marcados para os dias 10 de fevereiro e 23 de março.
Diferente do seu rival, que tem adversário para o próximo domingo, o Esporte só tem mesmo a data disponível. Ainda não foi definido adversário. Na nota, o clube garante que “não desistiu e ainda encontra-se à disposição para o confronto”. Caso não defina adversário, o Patinho só deve entrar em campo no dia 13, quando enfrentará o Treze, no PV, às 16h, na estreia do Campeonato Paraibano. O Nacional receberá o Campinense, no Estádio José Cavalcanti, às 17h.
Fonte: Globo Esporte PB