A Federação Paraibana de Futebol (FPF) está preocupada com a arbitragem para o Campeonato Paraibano de 2019. E não é para menos. Com nove desfalques forçados porque nove árbitros e auxiliares foram banidos do futebol em decorrência da Operação Cartola, que investigou um esquema de manipulação de resultados no futebol do estado, a FPF agora precisa renovar o seu quadro. Mas esse processo não acontece do dia para a noite, e o estadual do ano que vem já bate à porta. Nesse cenário, a Federação estuda utilizar árbitros de outros estados.
Comandando a arbitragem de forma interina na Paraíba, o dirigente Arthur Alves Júnior, que está no estado a mando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), revelou que a entidade nacional está bastante preocupada com a situação. E, por isso, deve seguir ajudando a FPF no tocante à arbitragem.
– Todos os árbitros da relação nacional são uma possibilidade. Tenho recebido vários pedidos de árbitros de outros estados para atuarem na Paraíba. A CBF está atenta à situação daqui e é meio inevitável o caminho de que teremos alguns árbitros de outros estados no Campeonato Paraibano. Só estamos avaliando a questão logística e financeira. Precisamos fechar a questão de quem vai pagar essa conta – explicou o dirigente.
Em julgamento realizado no dia 14 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) baniu do futebol cinco dirigentes e nove árbitros paraibanos. Estão fora do quadro de arbitragem Adeilson Carmo Sales (ex-árbitro da FPF), Antônio Carlos Rocha (ex-árbitro da FPF), Antônio Umbelino (ex-árbitro da FPF), Éder Caxias (ex-árbitro da CBF), Francisco Santiago (ex-árbitro da FPF), João Bosco Sátiro (ex-árbitro da CBF), José Maria de Lucena Netto, (ex-auxiliar da CBF), Tarcísio José (ex-auxiliar da FPF) e Josiel Ferreira (ex-auxiliar da FPF).
Mesmo com essa situação, de o quadro estadual contar com poucos integrantes e, dessa equipe, muitos terem pouca experiência em jogos importantes, Arthur fez questão de elogiar os árbitros paraibanos que seguem no quadro e que estão aptos a trabalhar.
– Temos bons árbitros aqui na Paraíba. Foram eles que tocaram a 2ª divisão do Campeonato Paraibano, o Paraibano Feminino e os campeonatos sub-15 e sub-19 – avaliou.
Na última segunda-feira, o Campeonato Paraibano 2019 foi apresentado em um evento que contou com a presença do atacante Hulk, que será o embaixador da competição. O torneio está marcado para começar no dia 12 de janeiro e terá dois grupos na primeira fase, que foram sorteados na festa. No Grupo A, estão Botafogo-PB, Nacional de Patos, Serrano-PB, Sousa e Treze. Já no B ficaram Atlético de Cajazeiras, Campinense, CSP, Esporte de Patos e Perilima.
Fonte: Globo Esporte PB