O incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França, que começa a planejar a reconstrução.
TUDO SOBRE O INCÊNDIO EM NOTRE-DAME
Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte do teto e sua emblemática flecha.
Na manhã desta terça-feira, o porta-voz do corpo de bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio está totalmente apagado.
“Todo o fogo está apagado. Entramos na fase da perícia”, disse Gabriel Plus à imprensa diante da catedral.
As chamas se “propagaram muito rapidamente pelo conjunto do teto, em quase 1.000 metros quadrados”, explicou.
“A tarefa dos bombeiros de Paris até esta manhã era preservar os dois campanários, Norte e Sul, para assegurar que as torres não fossem afetadas”.
O porta-voz dos bombeiros celebrou a “preservação dos campanários, das duas torres e das obras”.
Agora os bombeiros vigiam as estruturas, sua movimentação e trabalham para “apagar os focos residuais”, completou.
Ele também indicou que “parte da abóbada desabou na nave central” e que 100 bombeiros ainda estão mobilizados e permanecerão no local durante o dia.
Os bombeiros prosseguem com o trabalho diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que aproximaram para observar o estado da catedral, que fica no coração de Paris, às margens do rio Sena.
Fonte: AFP