José Ramón “El Gallego” Fernández, dirigente histórico da revolução e um dos pilares na vitória de Cuba na invasão da Baía dos Porcos (1961), morreu neste domingo (6) em Havana aos 95 anos, informou a emissora local.
“Nas primeiras horas da manhã deste domingo (…) faleceu o herói da República de Cuba, José Ramón Fernández Álvarez, general de Divisão (na reserva) e assessor (para educação) do presidente” cubano, Miguel Díaz-Canel, afirmou o jornal local, lembrando sua “trajetória destacada a serviço da revolução”.
Militar de carreira antes da revolução e formado em uma academia do exército americano (1953-54), El Gallego Fernández foi nomeado por Fidel Castro “chefe de operações” durante a invasão da Baía dos Porcos, organizada e financiada pela CIA, dos Estados Unidos, para dar fim ao processo revolucionário da ilha – derrotada em menos de 72 horas.
“Tenho que agradecer toda a vida a confiança que tiveram, desde o princípio, Fidel e Raúl” Castro, disse Fernández, em uma entrevista divulgada neste domingo.
José Ramón Fernández (C), em conferência em Havana ao lado do líder cubano Fidel Castro (D), em 11 de outubro de 2002© Fornecido por AFP José Ramón Fernández (C), em conferência em Havana ao lado do líder cubano Fidel Castro (D), em 11 de outubro de 2002
Após o triunfo de 1959, Fernández se colocou sob o comando de Raúl Castro, recém-nomeado ministro das Forças Armadas Revolucionárias, onde exerceu distintos cargos, inclusive o de vice-ministro de Instrução. Também fundou e dirigiu todas as escolas militares da ilha.
Fernández deixa sua esposa, Asela de los Santos, também uma destacada revolucionária e pedagoga cubana.
Fonte: Catolé News