A Uefa fez um anúncio histórico nesta sexta-feira: o responsável pela arbitragem na partida entre Liverpool e Chelsea, pela Supercopa da Europa, será uma mulher. Stéphanie Frappart, da França, apitará o confronto que acontece no dia 14 de agosto, em Istambul, na Turquia.
Essa será o primeiro jogo masculino de uma competição organizada pela Uefa com uma árbitra em toda a história.
– Eu já disse várias vezes que não há limites para o potencial do futebol feminino. Estou muito contente com a escolha pela Stéphania Frappart – declarou Aleksander Ceferin, presidente da Uefa.
Como a entidade maior do futebol europeu, nós damos extrema importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que o talento e o comprometimento que a Stéphanie tem demonstrado desde o início da carreira inspire milhões de mulheres na Europa e mostre que os obstáculos para alcançar seus sonhos não são imbatíveis – completou ele.
Aos 35 anos, Stéphania Frappard já foi, por exemplo, a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Francês masculino – no empate sem gols entre Amiens e Strasbourg, no dia 28 de abril deste ano. Ela também foi a árbitra da final da última Copa do Mundo de Futebol Feminino, entre Holanda e Estados Unidos.
Frappard terá o auxílio de duas assistentes mulheres na partida: a francesa Manuela Nicolosi e a irlandesa Michelle O’Neal. Cuneyt Cakir, da Turquia, será o quarto árbitro.
A Supercopa da Europa é o duelo entre o campeão das últimas edições da Champions League (Liverpool) e da Liga Europa (Chelsea). As equipes se enfrentam no dia 14, às 16h (de Brasília), no Vodafone Park, em Istambul.
Fonte: Globo Esporte