
Pescadores profissionais artesanais da Paraíba começam a receber nesta segunda-feira (16), o auxílio emergencial de R$ 1.996. Na Paraíba serão contemplados 2.603 pescadores que foram afetados pelas manchas de óleo no litoral.
De acordo com o Ministério da Agricultura, os profissionais contemplados na Paraíba exercem a atividade de pesca nos municípios de Cabedelo, Conde, João pessoa, Marcação, Pitimbu e Rio Tinto.
O auxílio será pago aos pescadores inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), em situação ativa nas categorias peixes, crustáceos, moluscos e outros, que atuam em área estuarina (área de transição entre rio e mar) ou marinha.
O Ministério da Agricultura listou o número do RGP dos beneficiários, da Paraíba https://www.clickpb.com.br/media/filer_public/68/af/68af41af-82b0-4b1e-bb91-34be990f1ecc/paraba.pdf.
O pagamento será feito na Caixa em duas parcelas de R$ 998 e vai seguir o calendário dos benefícios sociais, que define o dia do saque será conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Os pescadores receberão a primeira parcela entre os dias 16 e 23 de dezembro.
Veja o calendário:
Auxílio a pescadores atingidos pelas manchas de óleo
Os pescadores que se encontram suspensos ou cancelados no sistema do RGP não terão direito ao benefício.