O egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim apresentou-se nesta 5ª feira (15.ago.2019) à PF (Polícia Federal) em Guarulhos, na unidade do Aeroporto Internacional de Cumbica. Ibrahim foi incluído na última 2ª feira (12.ago), pelo FBI –Departamento de Justiça do Governo norte-americano–, na lista de suspeitos de envolvimento em terrorismo. Ele é procurado pelos Estados Unidos para interrogatório.
Segundo o FBI, Mohamed seria ex-membro do grupo terrorista Al-Qaeda, e está vivendo no Brasil. Ele teria operado como facilitador para a organização terrorista. A defesa nega as acusações.
De acordo com o Ministério da Justiça brasileiro, o egípcio ingressou no país em 2018, obteve a autorização de residência e está em condição migratória regular. “O governo brasileiro está aberto a cooperar com as autoridades norte-americanas no que for solicitado, nos termos de nossa legislação, e está acompanhando o caso”, disse a pasta em nota conjunta com o Ministério das Relações Exteriores.
Eis a íntegra da nota:
“O governo norte-americano, por meio do Departamento de Justiça – FBI anunciou, hoje, que incluiu: “MOHAMED AHMED ELSAYED AHMED IBRAHIM”, de nacionalidade egípcia, na lista de suspeitos de envolvimento em terrorismo, procurados pelos Estados Unidos para interrogatório.
Mohamed Ahmed ingressou no Brasil em 2018 e obteve a autorização de residência, encontrando-se em condição migratória regular.
O governo brasileiro está aberto a cooperar com as autoridades norte-americanas no que for solicitado, nos termos de nossa legislação, e está acompanhando o caso.
Ministro da Justiça e da Segurança Pública
Ministro das Relações Exteriores”
Fonte: Poder 360