A AESA Paraíba faz acompanhamento de 128 reservatórios.
Desse total 37 estão em estado crítico (- 5% da capacidade), 39 (- 20% da capacidade) e 51 ( com + 20% da capacidade). Apenas 01 encontra-se sangrando que é justamente o de Monteiro onde passa a transposição das águas do rio São Francisco e deságua no Epitácio Pessoa (Boqueirão).
Mesmo com as águas da transposição entrando diariamente em Boqueirão, o consumo é superior e a defasagem foi de 1,77% em 30 dias.
Ainda assim, em janeiro/18 o reservatório tinha apenas 9,66 ante os 23,0% atuais como verifica-se na tabela anexa com outros 11 dos maiores acompanhados pela AESA.
No sertão, o destaque é o reservatório de São Gonçalo em Souza que está com 33,06% ante 14,17 no início do ano.
A barragem da Farinha em Patos conta atualmente com 28,01% nível muito superior ao presenciado em fevereiro/18 quando restava apenas 0,53%.
No geral a situação destes reservatórios são bem melhores que as verificadas no início de 2018, o que poderá favorecer a sangria de vários deles com a expectativa de um inverno dentro da normalidade.
O certo é que se confirmadas as previsões, muitos racionamentos impostos em vários municípios poderão ser suspensos ou reduzidos com o aumento das reservas hídricas tão almejadas.
Por enquanto é torcer e ter fé por um bom inverno, aliado ao uso racional destas águas.
Fonte: Mais Patos