A rodada do meio de semana da 2ª divisão do Campeonato Paraibano confirmou o destino de três clubes antes do encerramento da fase de grupos da competição. O primeiro foi o Spartax, que, após perder para o Auto Esporte por 1 a 0, se tornou o primeiro time rebaixado para a 3ª divisão do estado, campeonato que vai começar a ser disputado em 2020. Por outro lado, na parte de cima da tabela, o São Paulo Crystal manteve a sua invencibilidade e garantiu a classificação com a liderança no Grupo Litoral/Brejo. Enquanto isso, no Agreste/Sertão, o Sport-PB também selou o seu passaporte para as semifinais.
O primeiro clube a garantir a classificação antecipada para as semifinais foi o Sport-PB. O time de Lagoa Seca visitou o Nacional de Pombal e garantiu a vaga ao vencer por 2 a 0. O resultado levou o Carneiro aos 12 pontos, cinco a mais que a Queimadense, segunda colocada do Grupo Agreste/Sertão, e seis que o Femar, que está em terceiro.
A chave ainda tem Picuiense com quatro pontos, que vai brigar com Queimadense e Femar pela classificação na rodada final. E o Sabugy, lutando contra o rebaixamento, com o Nacional de Pombal. Os dois possuem apenas um ponto e entram na rodada decisiva para brigar contra a lanterna, que rebaixa para a 3ª divisão. Vale destacar que o Gavião encara o Camaleão no domingo, em Patos, na quinta e última rodada.
No Grupo Litoral/Brejo, quem está completamente na boa é o São Paulo Crystal, líder da chave, com 16 pontos. Nessa quarta-feira, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo venceu o Confiança de Sapé por 1 a 0, mantendo a invencibilidade, com um aproveitamento de 88,9%. Lembrando que o time ainda luta para conseguir os três pontos referentes ao duelo válido pela primeira rodada, contra o Miramar, na polêmica do cai-cai. Mas essa situação vai ser analisado pela Justiça. Independente disso, o time já está garantido na semifinal.
A outra vaga ainda está aberta, já que o Auto Esporte, com nove pontos, é o segundo colocado. Na sequência tem a Desportiva Guarabira, em terceiro com oito, e o Confiança-PB, com sete. O Internacional-PB, na quinta posição com seis pontos, não possui chance de classificação. Porém, o Colorado está na briga contra o rebaixamento, junto com o Miramar, no sexto lugar com cinco pontos. O Tubarão é o primeiro no Z-2.
Na lanterna e sem chances de sair da sexta posição está o Spartax, já rebaixado para a Terceirona de 2020. O time de João Pessoa entra na última rodada somente para cumprir tabela.
No domingo, às 15h, todos os jogos da rodada vão acontecer. Os dois últimos classificados, assim como os demais rebaixados vão ser conhecidos. Na semifinal, o São Paulo Crystal vai enfrentar o segundo colocado do Grupo Agreste/Sertão, enquanto o Sport-PB, líder dessa chave, vai encarar o segundo do grupo Litoral/Brejo.
GRUPO LITORAL/BREJO
Spartax 0 x 1 Auto Esporte (Almeidão)
Desportiva Guarabira 3 x 3 Miramar (Sílvio Porto)
São Paulo Crystal 1 x 0 Confiança-PB (Carneirão)
GRUPO AGRESTE/SERTÃO
Nacional de Pombal 0 x 2 Sport-PB (Pereirão)
Picuiense 0 x 2 Femar (Amigão)
Sabugy 1 x 1 Queimadense (José Cavalcanti)
Fonte: Globo Esporte PB