
O Restaurante Popular de Pombal serviu de tema para um acalorado debate entre os vereadores Gilberto Esmael Lacerda (Betoxau) e Jorismar Cardoso (Telefaz), durante sessão ordinária acontecida na última segunda-feira (10), na Câmara Municipal.
Em dado momento, utilizando a tribuna legislativa, Betoxau fez referência a unidade implantada pelo governo do estado, enfatizando não representar uma obra estruturante de governo, e que até o presente a gestão estadual não trouxe nada para a cidade.
Na ocasião houve a intervenção do colega afirmando que Pombal foi contemplada com o importante benefício, ampliando a segurança alimentar e nutricional, já que oferece mil refeições por dia a um real cada.
Na mediação lembrou também o serviço de construção do Centro de Hemodiálise, que está em andamento num espaço de tereno do Hospital Regional.
“Se restaurante popular fosse uma coisa estruturante, tenha paciência. Aquelas marmitas velhas que vem seca com um bolinho dentro, um pedaço de rapadura com batata doce. Isso é lá obra estruturante. Estruturante faz noutras cidades”, disse Betoxau.
A discussão continuou com o vereador dizendo se tratar de enganação, sendo contestado em sua fala pelo colega ao citar fazer parte de um programa de governo.
Em contato mantido após o episódio com o edil, Betoxau informou que a discussão não era sobre o restaurante popular, mas sobre a situação do abastecimento d’água no Altiplano (bairro da cidade), assim como a promessa feita de que seria resolvido o problema após a campanha.
“O vereador Telefaz foi quem puxou o assunto do restaurante popular dizendo se tratar de uma coisa muito importante, estruturante, que tinha sido trazida e que o governador estava fazendo investimentos em Pombal. Eu quis dizer que não era estruturante, mas uma coisa para a alimentação das pessoas”, justificou.
A afirmação dividiu opiniões na cidade e muitos não aceitaram o pensamento do vereador. A equipe do Restaurante Popular, chegou a lançar um convite para que o mesmo compareça ao local e dessa forma possa provar o que é servido diariamente ao público.
“Sempre recebemos elogios quanto a qualidade da comida e a estrutura. Nunca tivemos denúncia de comida estragada, ou contaminada e todos os dias atingimos a nossa meta. Pessoas que falam mal do restaurante popular é porque de fato não conhecem o tipo de alimento que agente serve, a qualidade e o atendimento também”, afirmou o nutricionista da unidade Flavio Henrique.
O empreendimento foi inaugurado pelo governador João Azevedo Lins, em 2022, representando investimentos anuais superiores a R$ 1,65 milhão, fortalecendo as ações de segurança alimentar do Governo do Estado.
Marcelino Neto