
O governador do Estado da Califórnia, Gavin Newson, disse nesta terça-feira (22) que irá nomear Alex Padilla para o Senado dos Estados Unidos para preencher a vaga aberta pela vice-presidente eleita, Kamala Harris.
Padilla é o secretário de Estado da Califórnia. Filho de imigrantes mexicanos, ele irá se tornar o primeiro latino a representar a o estado no Senado como suplente de Harris, que toma posse como vice-presidente no dia 20 de janeiro.
Ele ocupará o assento até o fim do mandato da senadora, previsto para 2022 – isso significa que Padilla, do Partido Democrata, precisará vencer as eleições de novembro de 2022 para continuar no cargo com um mandato de seis anos.
A documentação confirmando a indicação foi registrada nesta terça-feira na Comissão Federal Eleitoral. Com isso, se forma também um comitê de campanha de Padilla para o Senado.
Newsom contou que os pais do novo senador eram um cozinheiro e uma faxineira e que Padilla “trabalhou muito após seu começo humilde para chegar às salas de aula do MIT, o Conselho Municipal de Los Angeles e o Senado estadual, e se tornou um defensor nacional dos direitos ao voto”.
Em um vídeo de Newson oferecendo o cargo a Padilla na noite de segunda-feira, o futuro senador disse estar “honrado e orgulhoso”. Disse também que deixará “a Califórnia orgulhosa no Senado dos Estados Unidos. Temos muito trabalho a fazer e estou pronto”.