Um influenciador digital colombiano enganou idosos e moradores de rua para que consumissem um “picolé de sabonete” durante a gravação de um vídeo de “pegadinha”.
Nas imagens, feitas no final de novembro, Milton Andrés Domínguez, conhecido pelo nome de Jay Tomy, distribuiu sabonetes cobertos com chocolate para as pessoas em uma rua no centro de Cartagena, no norte da Colômbia.
No vídeo, ele se passa por um jovem empreendedor e pede a avaliação das pessoas com a desculpa de querer testar seu produto, o “Bonja en Barra” (Sabão em Barra, invertido, em espanhol). Depois de consumirem a mistura de sabão com chocolate, muitos começam a tossir e se sentir mal.
Domínguez será investigado pela polícia metropolitana de Cartagena, disse o general Henry Armando Sanabria em entrevista à rádio Caracol. Segundo ele, o influenciador pode pegar uma pena de 5 a 11 anos por “simular ou forjar alimentos”, o que é um crime no país.
O advogado de Domínguez disse em um comunicado que seu cliente pediu desculpas aos afetados, e também a toda a comunidade da cidade de Cartagena, pela “brincadeira de mau gosto”.
“Depois de uma reflexão profunda, notei que existe uma linha tênue entre o que pode ser entendido como uma piada e o que pode ser entendido como uma ação que atenta contra as pessoas”, disse em nota.